Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


BLOCO PROPÕE APOIO À COMUNICAÇÃO SOCIAL LOCAL EM LOURES

Written by on Abril 19, 2020

Bloco propõe pacote de medidas de apoio à comunicação social local em Loures.
Proposta bloquista inclui reforço do investimento publicitário e encurtamento dos prazos de pagamento, prevendo adiantamento de verbas contratadas nos casos mais delicados. Empresas beneficiárias não podem recorrer a medidas que diminuam capacidade de produção jornalística.

Loures, 17 de abril de 2020 – O Bloco de Esquerda propôs à Câmara Municipal de Loures um conjunto de medidas extraordinárias de apoio à comunicação social local. Entre as medidas propostas pelos bloquistas aos meios de comunicação social do concelho, destaca-se o reforço do investimento publicitário previsto para a comunicação social local, encurtando igualmente os prazos de pagamento ou, inclusive, adiantando verbas publicitárias nos casos em que a situação financeira dos meios seja mais delicada.

Os bloquistas propõem ainda que a Câmara Municipal de Loures mantenha todos os compromissos publicitários previstos para 2020 para os meios de comunicação social do concelho, independentemente do seu conteúdo.

No entanto, para o Bloco de Esquerda, estas medidas extraordinárias de apoio implicam que as empresas proprietárias dos meios de comunicação social locais apoiadas mantenham intactos os postos de trabalho e os salários existentes à data da declaração do estado de emergência (18 de março).

Os meios que beneficiarem deste apoio também ficam impedidos de recorrer ao “lay-off” ou a medidas que diminuam a efetiva capacidade de produção jornalística.

“Os meios de comunicação social locais desempenham um papel fundamental no garante do direito humano fundamental à informação, proporcionando informação local livre e independente aos cidadãos e cidadãs do concelho, constituindo, ao mesmo tempo, um apoio de proximidade fundamental e essencial nesta altura de enormes constrangimentos sociais”, defende Fabian Figueiredo, dirigente nacional e coordenador da concelhia de Loures do Bloco de Esquerda.

“Condicionados essencialmente pelo investimento publicitário local, os meios de comunicação social locais e regionais têm a sua atividade em risco pela queda abrupta deste investimento, vendo em causa até a sua própria subsistência, por isso, é urgente que a autarquia, no âmbito do seu papel de defesa da democracia, apoie e proteja os meios de comunicação social do concelho de Loures nesta hora tão difícil”, acrescenta o dirigente bloquista.