Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00

Atual

Liqquid Grooves

14:00 15:00


ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU POR MAIORIA PROPOSTA DE CEDÊNCIA DO MOSTEIRO À GESTÃO MUNICIPAL

Escrito por em Março 27, 2018

A Assembleia Municipal de Odivelas aprovou ontem, por maioria, os termos da proposta de cedência da gestão do Mosteiro de Odivelas à gestão municipal, em Sessão Extraordinária. De todas as bancadas veio o voto favorável, à exceção da do PSD que se absteve.

Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, apresentou os termos da proposta que foi possível negociar com o Estado português,  que envolve além do pagamento de uma renda mensal de 23 mil euros, um investimento de 16 milhões de euros, que incluem a construção do novo Parque Verde nos terrenos adjacentes ao Mosteiro. Uma proposta considerada financeiramente comportável, apesar da “pilhagem” a que o Mosteiro foi sujeito.

Lucia Lemos, deputada municipal eleita pela CDU sublinhou os maus caminhos percorridos quer pelo Estado Central,que manteve um monumento nacional inacessível aos odivelenses, quer pelo “Estado local”

Sandra Pereira, líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal, reclamou uma discussão pública e mais ampla, uma vez que se estariam a assumir compromissos para cinquenta anos e que certamente vão envolver gerações futuras.

António Ramos que lidera a bancada socialista na Assembleia Municipal de Odivelas contestou e recordou o compromisso do presidente da Assembleia Municipal de Odivelas para convocar uma Sessão para discutir em exclusivo este assunto.

Luis Miguel Santos, deputado municipal eleito pelo Bloco de Esquerda recordou que foi este partido o primeiro a reclamar essa discussão pública e congratulou-se pelo executivo municipal ter assumido ser, também essa a sua vontade.

Para Nelson Silva, deputado municipal eleito pelo PAN, o Mosteiro de Odivelas é um património nacional que merece mais cuidado do que aquele que teve nos últimos anos e acrescenta que o executivo tem de ouvir os odivelenses neste assunto, num amplo debate de ideias.

João Pela, deputado municipal eleito pelo CDS colocou os custos da recuperação do património danificado na discussão

PSD, CDU, BE e PAN apresentaram um requerimento que obriga à realização de uma Assembleia Municipal Extraordinária exclusivamente destinada a discutir o uso futuro a dar ao Mosteiro de Odivelas