ANTÓNIO COSTA JÁ RESPONDEU A MANUEL ALEGRE
Escrito por ARCO em Novembro 11, 2018
António Costa saiu em defesa da ministra da Cultura na polémica das touradas e já respondeu à carta aberta de Manuel Alegre. O histórico socialista insurgiu-se contra o que diz ser “fundamentalismo do politicamente correto” e pediu ao primeiro-ministro para não discriminar tauromaquia na descida do IVA para os espetáculos.
Na volta do correio, o primeiro-ministro respondeu que defende a liberdade de cada um e de cada autarquia, mas afirma que Alegre não precisa de o recear como um “mata-toureiros”, qual versão contemporâneo de “mata-frades” e prefere conceder às autarquias a liberdade de poderem aceitar ou não a realização de touradas e considera extemporâneo um referendo sobre a matéria. António Costa confessa-se chocado com a transmissão de touradas no serviço publico de televisão, mas não lhe ocorre proibir essas transmissões.
Em artigo de opinião, publicado no jornal público o primeiro-ministro afirma que o que está em causa é a não atribuição de um beneficio fiscal e pergunta mesmo, o que seria, se à atividade tauromática fosse dado um tratamento fiscal agravado, como acontece com o alccol, tabaco.