Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ACONTECEU A 30 DE SETEMBRO NO ANO …

Written by on Setembro 30, 2020

1791 – Estreada em Viena no Theater auf der Wieden, sob a direção do próprio Mozart, a ópera ‘A Flauta Mágica’, que pôde assim saborear o êxito que o público lhe dedicou, só se estreou em Portugal em 18/2/1953.

https://www.youtube.com/watch?v=k9rcIAhFido

 SÃO JERÓNIMO – Nasceu em 341 em Strido, Dalmácia, batizado aos dezoito anos, ordenado padre, conhecedor de latim e grego, monge em Veneza, e depois eremita na Terra Santa, lutou contra as tentações da carne, aprendeu hebraico, voltou para Roma onde foi secretário do Papa Dâmaso que o encarregou de escrever a Bíblia, em latim vulgar, designada por Vulgata, tarefa que o ocupou vinte e dois anos, defensor do celibato muitos duvidavam da sua relação com Santa Paula, com quem regressou à Terra, com sua filha Santa Eustóquia, que o tinham seguido e se estabeleceram em Belém, erudito estudioso da Bíblia e doutor da igreja, faleceu em 420 em Belém e é o padroeiro dos estudantes.

1061 – Foi designado o Papa Alexandre II, 157.º.

1514 – O Rei D. Manuel I concedeu o foral a Matosinhos.

1791 – Estreada em Viena no Theater auf der Wieden, sob a direção do próprio Mozart, a ópera ‘A Flauta Mágica’, que pôde assim saborear o êxito que o público lhe dedicou, só se estreou em Portugal em 18/2/1953.

1842 – Nasceu em Lisboa, Francisco de Freitas Gazul, músico, compositor, professor e maestro, diplomado pelo conservatório, onde foi prof., maestro do Teatro São João do Porto e do São Carlos de Lisboa, escreveu música sacra, oratórias, música de câmara, quartetos, operetas e revistas, escreveu a ópera Frei Luís de Sousa, apresentada em 1891, no São Carlos, com sucesso. Faleceu em 20/10/1925.

1860 – O Rei Victor Emanuel concluiu a derrota dos exércitos papais em Ancona, na unificação italiana.

1881 – Foram extintas as dioceses de Castelo Branco e de Elvas, sendo incorporadas à de Portalegre.

1906 – Formado um governo provisório dos E.U.A. em Cuba presidido pelo general Taft, pondo fim à república cubana. 

1913 – Morreu onde caiu ao mar acidentalmente quando duma travessia a bordo do navio Dresden, no Canal da Mancha, Rudolf Diesel.

1936 – Autorizada por Salazar a Constituição da Legião Portuguesa, sob a supervisão do general Jorge Botelho Moniz, em 18/12/1937 instalou–se no Palácio Maçónico, destruindo documentação histórica e os templo, força paramilitar de voluntários subordinada às autoridades civis e militares responsáveis pela ordem pública, tinha serviços e corpos especializados, como a brigada naval, o serviço de informações e a força automóvel de choque, a direção estava nas mãos de uma Junta Central, mas nas questões ligadas aos assuntos paramilitares dependia de um comandante geral, oficial do exército ou armada, o primeiro foi Namorado de Aguiar, ramificada a nível distrital gerida por mandantes, os legionários organizavam–se por batalhões, terços, lanças, secções e quinas, agregando elementos da direita radical, combateu implacavelmente a maçonaria, difamando–a.

1946 – Tribunal de Nuremberga condenou à morte, dez dirigentes nazis, entre os quais Ribbentrop (à esquerda) Goering, e acabou por se suicidar. Sancionou ainda com prisão perpétua, entre outros, Rudolf Hess (na foto à direita) e Walter Funk, criminosos, cujo julgamento se iniciou em 20/11/1945.

1947 – Os principais partidos comunistas da Europa concordaram na criação do Kominform, um comité internacional de informação, para fixarem a estratégia comunista.

1966 – Independência de Botswana.

1974 – O general Costa Gomes assumiu a presidência da república, em Portugal, substituindo o general António de Spínola.

1981 – Foi abolida a pena de morte na França.