Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ACONTECEU A 27 DE AGOSTO DO ANO …

Written by on Agosto 27, 2020

A 27 de Agosto de 1910 nascia, Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa naturalizada indiana, fundadora da congregação das Missionárias da Caridade, cujo carisma é o serviço aos mais pobres dos pobres por meio da vivência do Evangelho de Jesus Cristo. Em 2015, a congregação fundada por ela contava com mais de 5 mil membros em 139 países. Por seu serviço aos pobres, tornou-se conhecida ainda em vida pelo codinome de “Santa das Sarjetas”.

SANTA MÓNICA – Nasceu em 332 em Tagaste, Argélia, mãe de Santo Agostinho, casada com Patrício, homem dissoluto e violento, os seus problemas eram agravados pela presença hostil da sogra, o que a levou a refugiar–se no álcool, conseguiu vencer o vício e converter o marido, enviuvou e o filho fugiu para Roma e Milão, onde levava uma vida devassa e de sexo, mas a mãe seguiu–o e com a ajuda de Santo Ambrósio, converteu–o em 386, realizada desejou a morte em 387, que aconteceu em Ostia, Itália, quando regressava a África com seu filho, padroeira das mulheres casadas e da maternidade.

479 a.C. – Os gregos do espartano Pausânias aniquilaram na Batalha de Platéia os persas de Mardónio, pondo fim às invasões persas na Hélade.

1666 – O Rei Carlos II de Inglaterra mandou executar John Milton e destruir os seus livros, a idade e a cegueira do poeta originaram pedidos de demência e a absolvição.

1770 – Nasceu em Estugarda, George Wilhelm Friedrich Hegel, filósofo alemão, estudou em Tubinga, professor em Heldelberg, Berlim, Jena e Nuremberga, a quem se deve a elaboração dum sistema abrangente da ciência, o método desse sistema e o seu desenvolvimento e estruturação é o conceito moderno de dialética, escreveu numerosas obras, de que destacamos ‘Princípios da Filosofia do DireitoFenomenologia do Espírito’, ‘De Orbitis Planetarium’ e ‘Enciclopédia das Ciências Filosóficas’. Faleceu em 14/11/1851.

 1877 – Nasceu em Londres, Charles Stewart Rolls, fundador da Rolls Royce, com o mecânico Frederick Henry Royce, formado em engenharia na Universidade de Cambridge, de origem nobre, pioneiro da aviação, fez a viagem de ida e volta, sem paragem, atravessado o Canal da Mancha. Faleceu em 12/7/1910.

1881 – Republicanos e maçons da Figueira da Foz fundaram o ‘Centro Republicano Fernandes Thoma’z.

1883 – A vulcânica Ilha Krakatoa, na atual Indonésia, entrou em erupção que lançou a lava a cinco quilómetros de altura, ondas superiores a 40 m que devastaram o litoral e no qual morreram mais de 36.000 pessoas.

1893 – Inaugurado um cabo submarino de ligação aos Açores.

1910 – Nasceu em Skopje, Agnes Gonxka Bajaxhiu, Madre Teresa de Calcutá, albanesa, tornou–se irmã do Loreto na Irlanda e missionária na índia, dedicou a sua vida aos mais pobres, idosos e doentes e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias da Caridade, foi–lhe atribuído o Prémio Nobel da Paz em 1979, beatificada em 2003. Faleceu em 5/9/1997.

1939 – Realizado o primeiro voo teste de um avião a jato.

1945  Entrada do exército americano no Japão depois de o Imperador Hirohito ter anunciado a rendição.

1952 – Apresentado o primeiro telefone com ecrãs, em Londres.

1965 – Morreu enquanto tomava banho em Roquebrune, Cap Martin, Charles Édouard Jeanneret, Le Corbusier.

1975 – Primeira e única ação da F.U.P., uma grande manifestação de massas, com milhares de soldados e marinheiros, que se dirigiu a Belém, tendo o general Costa Gomes sido apupado e acusado de ser social–democrata, e, foram vaiados o Partido Socialista e Melo Antunes, em contrapartida gritavam “Vasco! Vasco!” em apoio ao coronel Vasco Gonçalves.

1978 – Exposição pública em Turim do Sudário, até 8/10,  e em 1988 veio a revelação científica que o mesmo não ser verdadeiro, por ter apenas cerca de 1.000 anos.

1991 – Proclamada a independência da Moldávia.