Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ACONTECEU A 24 DE AGOSTO DO ANO …

Written by on Agosto 24, 2020

A 24 de Agosto de 1992, a acusação de corrupção a Fernando Collor de Melo, Presidente do Brasil, levou–o à demissão do cargo.

SÃO BARTOLOMEU – Natural da Galileia, chamado pelo Senhor como discípulo, depois da Ascensão anunciou o Evangelho aos infiéis da Índia, onde converteu povos, perseguido fugiu para a Arménia, onde converteu o Rei Polímio, sua família e gentios, porque expeliu o espírito maligno de que estava possuída a sua filha, recusou todo o dinheiro que Polímio lhe quis dar como recompensa, dizendo que só aspirava às riquezas celestes, orava cem vezes por dia, e outras cem vezes de noite, sempre com os joelhos em terra, por ódio de Astiages, irmão do rei, foi martirizado, extraiu–lhe a pele e ordenou cortar–lhe a cabeça e é o padroeiro dos curtidores de peles.

79 – Entrada em erupção do vulcão Vesúvio que destruiu as cidades de Pompeia e Herculano.

1356 – Terramoto em Lisboa que destruiu parte da Catedral da Sé.

1511 – Afonso de Albuquerque conquistou a cidade de Malaca, hoje na Malásia, a primeira cidade do sudeste asiático a ser conquistada por europeus.

1666 – Morreu em Alcântara, Lisboa  Francisco Manuel de Melo.

1690 – Fundação da cidade de Calcutá, na Índia.

1779 – Nasceu em Versalhes, Henri–Joseph Taskin, francês de ascendência belga, compositor, organista, pianista, pedagogo e editor de música, autor de três óperas, Faleceu em (4/5/1852.

1792 – Nasceu em Coimbra, Joaquim António de Aguiar, magistrado, professor e político liberal, doutorado em leis por Coimbra, onde foi lente, na sequência da Vilafrancada, viveu no Porto e em Londres, regressou e participou nas expedições liberais ao Mindelo e à Ilha Terceira, deputado, conselheiro, par–do–reino, ministro e presidente do ministério, decretou a extinção das ordens religiosas em Portugal em 28/5/1834, que levou ao corte de relações com a Santa Sé e lhe deu o nome popular de Mata–Frades, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Faleceu em 25/5/1874.

1820 – Eclodiu no Porto, na Praça de Santo Ovídio, a Revolução Liberal, organizada pelo Sinédrio, a que se seguiu o levantamento em 15/9 em Lisboa, em que Fernandes Thomaz deu o grito da Liberdade, iniciando o movimento para derrubar o regime absolutista onde foi cantado o hymno patriótico.

1821 – Tocado pela primeira vez em público o hino da carta ou Hino Imperial Constitucionalno Teatro de S. João, no Rio de Janeiro, da autoria do Rei D. Pedro IV, que foi adotado pelo Rei D. Manuel I como o Hino Nacional Português.

1822 – Fundada no Porto, por maçons, a Sociedade Patriótica Portuense.

1879 – Começaram em Lisboa, as obras de construção da Avenida da Liberdade.

1891 – Thomas Edison registou a patente da câmara de registo de imagens em movimento.

1899 – Nasceu em Buenos Aires, Jorge Luís Borges, escritor argentino, de ascendência portuguesa e britânica, dominava a língua inglesa, estudou e residiu em Itália e na Suíça, viajou por Espanha, em 1921 regressou à Argentina, fundou a revista vanguardista Proa, começou a escrever como crítico literário em várias publicações, ampliando posteriormente as suas atividades, em conferências, aulas, trabalhos editoriais e traduções, professor de inglês na Universidade de Buenos Aires, presidiu à Associação Argentina de Escritores, após a queda de Perón, nomeado diretor da Biblioteca Nacional, doente da vista em 1956 cegou e foi nos anos 60 que começou a ser reconhecido como escritor. Entre as principais obras destacamos, ‘Ficções’, ‘O Aleph’ e’ História Universal da Infâmia’. Faleceu em 13/6/1986.

1908 – Faleceu em Le Croisic, Antoine-Henri Becquerel

1911 – Eleito Manuel de Arriaga como o primeiro presidente constitucional da república portuguesa.

1931 – França e a União Soviética assinaram um tratado de neutralidade.

1943 – A aviação aliada destruiu 80% de Frankfurt.

1954 –Suicidou-se com um tiro no peito de um Colt calibre 32, no seu quarto no Palácio do Catete, Rio de Janeiro, Getúlio Dorneles Vargas, presidente do Brasil,.

1961 – Início da guerra colonial portuguesa em Angola com uma operação conjunta, com aviação, paraquedistas e forças terrestres, na serra de Canda.

1962 – A Grécia tornou–se no primeiro estado associado da C.E.E.

1968 – A França deflagrou a sua primeira bomba atómica no Oceano Pacífico.

1971 – Inaugurado o aeroporto da Horta, Açores.

1975 – De tarde, Vítor Dias do M.D.P. recebeu na sua sede delegações do Partido Comunista Português com Carlos Brito e Raimundo Narciso, a L.U.A.R. representada por Armando Silva e Fernando Pereira Marques, a F.S.P. – Frente Socialista Popular com Manuel Serra e Rui Carneiro,  a L.C.I. – Liga Comunista Internacional com Francisco Vale e Francisco Ferreira e Afonso de Barros pelo M.E.S. – Movimento da Esquerda Socialista, que se voltaram a reunir na noite do mesmo dia na sede do P.C.P., onde somente não se fez representar a aderente Brigadas Revolucionárias, decidindo a formação da F.U.P. – Frente de Unidade Popular, organização que o recebeu na sua sede. O P.C.P. abandonaria quatro dias depois a 28 de agosto e veio a dar lugar à F.U.R. – Frente de Unidade Revolucionária.

1991 – A Ucrânia declarou a independência da U.R.S.S.

1992 – Acusado de corrupção, Fernando Collor de Melo, Presidente do Brasil, demitiu-se do cargo.