Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ACONTECEU A 23 DE SETEMBRO DO ANO …

Written by on Setembro 23, 2020

Foi  fundado a uma Terça-Feira, 23 de setembro de 1919,Fundado em Lisboa o Clube de Futebol Os Belenenses

Clube fundador da 1.ª Divisão Nacional em 1935, o CF “os Belenenses” permaneceu neste campeonato até 1982, ano em que aconteceu a 1.ª descida à 2.ª Divisão Nacional. No dia 23 de Fevereiro de 2014, contra o Club Sport Marítimo, o Belenenses completou 2000 jogos no campeonato e pese embora a fase menos boa dos últimos anos, o clube regista números dignos de registo: 834 vitórias; 482 empates e 683 derrotas.

Ao longo da sua história, o Belenenses defrontou e venceu algumas das mais poderosas e conhecidas equipas do mundo: o Barcelona, o Valência, o Borussia Dortmund (na Alemanha), o Bayer Leverkusen, o Mónaco, o Olympique Lyonnais, o Vasco da Gama, o Cruzeiro de Belo Horizonte, o Newcastle, o Deportivo de La Coruña, o Bayern de Munique, o Sevilha, o Stade de Reims, o Dínamo de Zagreb, o Basileia e o Real Madrid (uma das vezes por 3-0). Com o Real Madrid, o mais bem sucedido clube mundial do século XX, o Belenenses teve fortes ligações: foi especialmente convidado para inaugurar o Estádio daquele clube, e voltou a sê-lo quando o estádio fez as bodas de prata e houve a festa de homenagem ao hexacampeão europeu, Francisco Gento.

O Belenenses foi o primeiro clube português a participar na Taça UEFA, estreando-se com um empate 3-3 em casa dos escoceses do Hibernian.

Registo ainda para o facto de o Belenenses ter sido a equipa a marcar mais golos num só jogo de todos os campeonatos nacionais: 15-2 à Académica. Aliás, no espaço de uma semana ganhou também por 14-1 ao Salgueiros, ou seja, marcou 29 golos em duas jornadas. Na Taça de Portugal tem a segunda maior goleada de sempre com 17-0 ao GD Vila Franca. Entre os clubes que foram goleados pelo Belenenses, contam-se o Benfica (8-3 em casa e 5-0 em campo neutro), o Futebol Clube do Porto (7-3 em casa e 6-2 e 4-0 fora) e o Sporting Clube de Braga (9-3), ou ainda o Vitória de Guimarães (12-1), o Boavista (10-0) e o Vitória de Setúbal (9-0), para referir alguns dos mais cotados.

A 26 de Maio de 1946, o Belenenses foi pela última vez campeão de Portugal com um goal average de 74-24, a melhor defesa no Campeonato Nacional. Invicto nos jogos em casa do Campeonato Nacional. Campeão de Lisboa (3 pontos de avanço sobre o Sporting, 5 sobre o Atlético e 6 sobre o Benfica).

No final da época 2017-18, CF os Belenenses (Clube) e Belenenses SAD seguiram caminhos separados, pois o “Protocolo sobre o uso do Estádio do Restelo” terminou e a SAD recusou negociar um novo contrato com o Clube. Assim, a partir da temporada 2018-19, os Belenenses SAD (equipa profissional) jogam os respectivos jogos da Primeira Liga no Estádio de Honra (Centro Desportivo Nacional do Jamor), enquanto o CF “os Belenenses” continua a jogar no Estádio do Restelo, registando uma equipa amadora na 1.ª Divisão Distrital de Lisboa, o equivalente à sexta divisão (menor divisão portuguesa), com o apoio da maioria dos fãs e sócios do clube. No dia 14 de Abril, ao vencer o Talaíde por 7-0, o Belenenses confirmou a subida à Divisão de Honra da AF Lisboa, a seis jornadas do fim do campeonato.

1222 – O Papa Calisto II resolveu a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marcou o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial.

1459 – Margarida de Anjou perdeu a Batalha de Blore Heath e Ludford Bridge, da guerra das rosas, para o Conde de Warwick, que se juntou ao resto do exército de York em Ludlow.

1788 – Nasceu em Triundo, Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves da Silva, militar e revolucionário liberal, herói do Rio Grande do Sul, comandou e participou em todos os movimentos e revoltas militares autonomistas, a revolução Farroupilha, que durou uma década, levou à proclamação da república do Rio Grande do Sul, dentro da unidade nacional. Faleceu em 18/7/1847.

1822 – Assinada a primeira Constituição Política Portuguesa, na sequência da revolução liberal de 1820, para a qual a maçonaria deu um contributo decisivo, jurada neste dia pelo Rei D. João VI, instituindo a monarquia constitucional.

1833 – Criado em Portugal o Supremo Tribunal de Justiça, iniciativa de Mouzinho da Silveira.

1846 – Descoberto o planeta Neptuno, pelos astrónomos Urbain Jean Joseph Le Verrier, francês e por John Couch Adams, britânico.

1848 – Iniciou–se nos E.U.A. a comercialização da pastilha elástica.

1895 – Fundação em Limoges da Confédération Générale du Travail.

1910 – Fundada a Associação de Futebol de Lisboa a primeira deste desporto em Portugal.

1916 – Nasceu em Roma, Aldo Moro, democrata-cristão, deputado, ministro e primeiro-ministro. Assassinado em 9/5/1978.

1919 – Fundado em Lisboa o Clube de Futebol Os Belenenses.

1932 – Fundada a Arábia Saudita, pela junção dos reinos de Nejd e Hejaz.

1933 – Salazar promoveu um pacote legislativo de inspiração corporativa, decretando o fim da greve, o estatuto do trabalho e a dissolução de sindicatos anteriores a 31/12/1932.

1936 – O jornal ABC, de Madrid, informou que, por ordem do fascista Franco, foram fuzilados em Granada todos os maçons locais, inclusive os que não estavam ativos há muito tempo.

1939 – Faleceu com um cancro no palato em Londres, Sigmund Schlomo Freud, austríaco.

1941 – Iniciou–se o holocausto com as primeiras execuções a gás no campo de Auschwitz, Polónia, ocupada pelos nazis.

1950 – Nasceu em Tabuaço, Abel Acácio de Almeida Botelho, coronel, escritor, jornalista, diplomata e político, deputado à Constituinte por Chaves, senador e embaixador na Argentina. Escreveu em revistas e livros, ‘Amor Crioulo’, ‘O Barão de Lavos’, ‘Amanhã’ e ‘Claudina’, entre muitos outros. Faleceu em 24/4/1917.

1973 – Faleceu de cancro na próstata m Santiago do Chile, Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, Pablo Neruda.

“Considerado um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX e cônsul do Chile na Espanha (1934 — 1938) e no México. Recebeu o Nobel de Literatura em 1971, enquanto ocupava o cargo de embaixador na França, nomeado pelo então presidente chileno Salvador Allende.

Originalmente um pseudônimo, a escolha do nome “Pablo Neruda” ocorreu aos 17 anos de idade, e foi uma declaração de afinidade com o escritor checo Jan Neruda. Esse pseudônimo seria utilizado durante toda a vida e tornou seu nome legal, após ação de modificação do nome civil.

Morreu em Santiago – oficialmente em consequência de um câncer de próstata -, 11 dias após o golpe militar de 11 de setembro no Chile. Desde aquele dia, sua saúde havia se agravado. No dia, 19 fora transferido, às pressas, de sua casa, na Isla Negra, para Santiago, onde faleceu, no dia 23, às 22 horas e 30 minutos, na Clínica Santa María. Em 2011 um artigo recolheu declarações de Manuel Araya Osorio, assistente do poeta desde novembro de 1972 até sua morte. Segundo Araya, Neruda havia sido assassinado na clínica com uma injeção letal. Na mesma clínica, em 1982, o ex-presidente Eduardo Frei Montalva, supostamente morto em decorrência de complicações de uma hérnia, foi assassinado, conforme veio a concluir a Justiça chilena, em 2019.

Depois do golpe encabeçado pelo general Augusto Pinochet, “La Chascona”, a casa de Neruda em Santiago, foi saqueada, e seus livros, queimados. O funeral do poeta foi realizado no Cementerio General, com a presença dos membros da direção do Partido Comunista. Embora o cortejo fosse acompanhado por soldados armados, escutaram-se desafiantes gritos em homenagem a Neruda e a Salvador Allende, enquanto era cantada “A Internacional”. Terminada a cerimônia, muitos dos participantes não puderam fugir e acabaram por engrossar a lista de mortos e desaparecidos forçados da ditadura chilena”.

1973 – Dezoito anos após sua deposição, Juan Domingo Perón retornou a presidência da Argentina, foi eleito com 62% dos votos e permaneceu no poder durante 9 meses.

1976 – Início do 1.º Governo Constitucional de Portugal sob a chefia de Mário Soares.

1981 – Inaugurado o primeiro trecho de linha férrea do TGV francês, ligando Paris a Lyon, atingindo a média de 251 kms/h.

1985 – Inaugurado em Paris o Museu Picasso.

1988 – A atleta portuguesa Rosa Mota conquistou a medalha de ouro na prova da maratona nos Jogos Olímpicos de Seul.

1989 – Independência do Azerbaijão.

1991 – Independência da Arménia.