Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00

Current show

Ecos do Bairro

12:00 13:00


ACONTECEU A 20 DE AGOSTO DO ANO …

Written by on Agosto 20, 2020

Aconteceu a 20 de Agosto do Ano…

…1940 foi assassinado no exílio, em sua casa por Ramón Mercader, a golpes de picareta, em Coyoacán, México, o revolucionário Russo Liev Davidovich Bronstein Trotsky, mais conhecido por Leon Trotsky.

Mencionada pela primeira vez a 14 de fevereiro de 1009, a Lituânia tornou-se numa nação relevante na Idade Média. Considera-se que a data de constituição do estado é a da coroação oficial do rei Mindaugas, a 6 de julho de 1253 em Voruta (atual Vilnius), que uniu os duques lituanos rivais numa nação e estado.

Em 1241 1259, 1275 e 1277 o reino foi alvo de reis mongóis vindos da Horda de Ouro.

Em 1385 uniu-se à Polónia em união pessoal quando o rei lituano Jogaila foi coroado rei da Polónia.

A Lituânia restabeleceu a sua independência a 16 de fevereiro de 1918. Mas foi anexada pela União Soviética em 1940 durante a Segunda Guerra Mundial graças a um pacto secreto germano-soviético assinado pelos ministros dos negócios estrangeiros dos dois países, Ribbentrop e Molotov.

Com a glasnost a Lituânia, liderada pelo movimento pela independência Sajūdis, proclamou a independência a 11 de março de 1990. Foi a primeira república soviética a fazê-lo, embora as forças soviéticas tivessem sem sucesso tentado suprimir a revolta independentista até 20 de Agosto de 1991, o que iria levar ao desmembramento da própria União Soviética.

SÃO BERNARDO (DE CLARAVAL) – Nasceu em 1090 em Les Fontaines, Borgonha, nobre, amante da castidade, uma noite tentado por uma mulher impura, recusou qualquer relação, retirando–se com mais trinta companheiros para o Mmosteiro de Cister em Citeaux. Dedicado à oração e a Deus, na hora de comer era a mais penosa para si, Abade de Claraval, exemplo pela castidade, oração, humildade e outras virtudes, amou a Virgem Maria e por ela foi amado, apareceu–lhe várias vezes e numa dessas visitas trazia nos braços o menino Jesus a quem deu gotas de seu leite. Ligado aos Cavaleiros do Templo, inspirador e criador da Regra dos Templários, faleceu neste dia em 1153 em Claraval, depois de haver publicitado ao mundo, as grandezas e glórias da Virgem Maria, e é o patrono das abelhas, apicultores, fabricantes de velas e candelabros, Gibraltar, fundidores e refinadores de cera. Escreveu mais de trezentos sermões e quinhentas cartas, canonizado em 18/1/1174 pelo Papa Alexandre III.

1641 – Assinado o Tratado de Paz entre a Escócia e a Inglaterra.

1644 – Nasceu em Lisboa, o padre Manuel Bernardes, presbítero da Congregação do Oratório de São Filipe de Néri, em cuja tranquilidade claustral se recolheu até o fim de seus dias. Seus escritos caracterizam–se pela pureza da linguagem e pelo profundo misticismo, sendo um dos maiores clássicos da prosa barroca portuguesa, publicou diversos tratados de espiritualidade e vários guias morais, como, ‘Exercícios Espirituais’, ‘Luz e Calor’,’ Pão Partido em Pequeninos’, ‘Sermões e Práticas’, ‘Nova Floresta ou Silva de Vários Apotegmas’ e ‘O Último Dia do Homem. Faleceu em 17//8/1710.

1748 – Nasceu em Lisboa, Joaquim Pedro Quintela, Barão de Quintela, proprietário rural e comerciante, liberal. Faleceu em 1/10/1817.

1778 – Nasceu em Chillán Viejo, Bernardo O’Higgins Riquelme, general, revolucionário e o libertador do Chile, educado em Richmond, Inglaterra voltou ao seu país para lutar pela independência, participando e organizando movimentos revolucionários, em 16/2/1817, proclamado chefe supremo da nação geriu a mudança para um regime republicano, com reformas no ensino, artes, forças armadas, bem como, apoiou lutas de libertação doutros países da América do Sul. Faleceu em 24/10/1842.

1779 – Nasceu em Vafversunda, Sorgard, Jons Jakob Berzelius, médico por Upsala e químico sueco, criou em 1811 o sistema clássico dos símbolos químicos, com abreviatura em duas letras e depois de Lavoisier, é considerado um dos fundadores da química moderna, estudou e formou–se em medicina em Upsala, e foi professor em Estocolmo, em 1822 ingressou no Instituo de França ocupando–se da classificação dos minerais segundo a respetiva composição química, os seus estudos de eletrólise levaram–no à conceção básica da teoria de eletroquímica, determinou os pesos atómicos de cerca de 43 elementos, isolou o cálcio, bário, estrôncio, silício, titânio, zircónio e descobriu o selénio e o tório, também reconheceu a existência de isómeros e descobriu a catálise. Faleceu em 7/8/1848.

1791 – Descoberto o Alasca pelo navegador dinamarquês Vitus Jonas Bering.

1851 – Faleceu em Coimbra, João Duarte Beltrão, presbítero secular, nasceu da Vila de Pedrógão do Crato em 1769, grande inimigo da maçonaria sobre a qual escreveu opúsculos e escritos anti–maçónicos, bem como sobre a ´Sociedade dos Jardineiros de Coimbra’, escreveu ainda ‘Breve Tratado da Actual Disciplina da Igreja Lusitana Sobre a Alternativa dos Benefícios Eclesiásticos´.

1861 – Autorizada a fundação do Banco União de Portugal e Brasil, o quarto banco português.

1896 – Saiu em Lisboa o jornal diário A Marselheza, para combater a monarquia e defendeu a instauração de uma república, que teve como diretor João Chagas, que tinha como lema “aux armes, citoyens!” e que se publicou durante dois anos.

1901 – Nasceu em Modica, Siracusa, Salvatore Quasimodo, engenheiro em Palermo e Roma, poeta e escritor, Obras de destaque, ‘Terra Incomparável’, ‘E de Repente é Noite’ e ‘A Itália é a Minha Pátria’, Prémio Nobel de Literatura de 1959. Faleceu em 14/6/1968.

1914 – As tropas alemãs tomaram Bruxelas durante a I grande guerra.

1940 – Foi assassinado no exílio, em sua casa por Ramón Mercader, a golpes de picareta, em Coyoacán, México, Liev Davidovich Bronstein Trotsky.

1956 – Faleceu no Porto, Abel Varzim da Cunha e Silva.

1960 – Declarada a independência do Senegal.

1975 – A NASA lançou a sonda Viking 1 em direção a Marte.

1975 – Início da guerra civil em Timor–Leste, entre os elementos da Apodeti, U.D.T. (pró–Indonésia) e a Fretilin (pró–independência).

1988 – Acordado um cessar–fogo na guerra Irão–Iraque, depois de quase oito anos de guerra.

1991 – Declarada a independência da Lituânia.