Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ACONTECEU A 17 DE AGOSTO DO ANO …

Written by on Agosto 17, 2020

ACONTECEU A 17 DE AGOSTO DO ANO …
A 17 de Agosto de 1906 – Nasceu em Lisboa, Marcelo José das Neves Alves Caetano, professor de direito administrativo, reitor da Universidade de Lisboa, em abril de 1962 opôs–se aos arbítrios de Salazar na defesa da autonomia universitária, e contra a intervenção policial no Dia do Estudante, pelo que acabou por se demitir. Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa, presidente da Câmara Corporativa, ministro e primeiro-ministro, sucedeu a Salazar, foi deposto com o 25 de Abril.

1560 – Foi proibido pelos escoceses o catolicismo romano.

1577 – Assinada a Paz de Bergerac, que pôs termo à sexta guerra religiosa em França.

1601 – Nasceu em Besançon, Pierre Simon de Fermat, matemático francês, estudou na Universidade de Toulouse, companheiro de Pascal na Ordem Mínima d’Ánnonciade, desenvolveu as primeiras conceções do cálculo diferencial, representou as curvas por duas equações, e juntamente com Pascal desenvolveu o cálculo de probabilidades, fundador com Descartes da geometria analítica e da classificação das curvas planas. Faleceu em 12/1/1665.

1710 – Faleceu em Lisboa, o padre Manuel Bernardes.

1743 – Acordo de paz celebrado em Abo, entre a Rússia e a Suécia, que levou à cedência à Rússia de uma parte da Finlândia.

1753 – Nasceu em Gjermet, Hungria, Josef Dobrowsky, filólogo, fundador dos estudos eslovacos modernos, estudou teologia com os jesuítas em Brunn, devido à dissolução da ordem continuou seus estudos na Universidade de Praga, encarregado pela Academia de Ciências da Boémia de visitar Estocolmo, São Petersburgo e Moscovo, para pesquisa de documentação da Guerra dos Trinta Anos, pelo seu trabalho de investigação e de escrita, foi considerado o patrono da filologia e literatura checa modernas. Faleceu em 6/1/1829.

1786 – Faleceu em Potsdam, o Rei Frederico II, o Grande, da Prússia.

1790 – O luso–americano Moses Mendes, Moses Seixas, mercador judeu da cidade de Newport, Rhode Island,  aproveitou uma visita de George Washington, para em nome da Warden Congregation Jeshuat Israel, da comunidade judaica, para lhe escrever uma carta, que obteve resposta pessoal, onde referia “Privados como temos estado dos inestimáveis direitos de cidadãos livres, queremos agora (com profundo sentido de gratidão) fazer parte de um governo eleito por sua majestade, o povo. Um governo que não permita nem a intolerância nem a perseguição”.

1808 – Forças anglo–portuguesas venceram os franceses na Batalha da Roliça.

1833 – Início da primeira travessia em navio a vapor do Oceano Atlântico.

1836 – Estipulado o registo obrigatório de nascimentos, casamentos e óbitos, pelo parlamento inglês.

1897 – Nasceu em Concavada, Abrantes, António Botto, poeta português cuja primeira obra ‘Canções’causou escândalo social e foi apreendida, por estar no limiar da pederastia, em 1942 foi demitido de funcionário público do Arquivo de Identificação, por ter assediado um colega, sobreviveu com o ‘Livro das Crianças’, adotado oficialmente pela Irlanda, homossexual e pedófilo assumido, viu–se constrangido a emigrar em 1947 para o Rio de Janeiro, onde nunca se ambientou, outros livros, ‘Baionetas da Morte’, ‘A Vida Que Te Dei’, ‘Os Sonetose ‘O Livro do Povo’. Faleceu em 16/3/1959.

1903 – Joseph Pulitzer estabelece o Prémio Pulitzer de jornalismo.

1906 – Nasceu em Lisboa, Marcelo José das Neves Alves Caetano, professor de direito administrativo, reitor da Universidade de Lisboa, em abril de 1962 opôs–se aos arbítrios de Salazar na defesa da autonomia universitária, e contra a intervenção policial no Dia do Estudante, pelo que acabou por se demitir. Comissário Nacional da Mocidade Portuguesa, presidente da Câmara Corporativa, ministro e primeiro-ministro, sucedeu a Salazar, foi deposto com o 25 de Abril.

Figura do Estado Novo, na juventude foi membro da ação católica portuguesa, militante fascista, adepto do nacional sindicalismo e do sistema corporativista, quis reformar o sistema ditatorial, o que não conseguiu, porque cedeu na questão colonial, aos duros do regime,

Em correspondência trocada com o seu amigo de sempre Lopes Rodó, membro supranumerário da Opus Dei espanhola, revelou que perdera a fé e que se tornara agnóstico, publicou obras dereferência: Manual de Direito AdministrativoManual de Ciência Política e Direito ConstitucionalHistória das Constituições Portuguesas e História do Direito Português, exilado no Brasil, professor na Universidade Gama Filho. Faleceu no Brasil em 26/10/1980.

1915 – A patente da ignição elétrica para carros foi feita pelo norte-americano Charles Kettering, até então os carros eram ligados por impulso manual.

1940 – O governo de Vichy dissolveu as sociedades secretas “um judeu nunca é responsável pelas suas origens, um franco–maçon é–o pelas suas escolhas”.

1960 – Declarada a independência do Gabão.

1998 – O presidente dos E.U.A. Bill Clintonassumiu publicamente o relacionamento sexual com Monica Lewinsky, nas instalações da Casa Branca, onde era secretária, vindo a constituir um escândalo social e político.