Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Current show


ACONTECEU A 12 DE JULHO DO ANO …

Written by on Julho 13, 2020

ACONTECEU A 12 DE JULHO DO ANO …

1821 – As Cortes portuguesas aprovaram o fim da censura prévia e do monopólio da imprensa régia.

 

64 – Incêndio de Roma consumiu dez dos catorze bairros da cidade, Nero mandou prender uma multidão, São Pedro foi crucificado na arena do circo, hoje no Vaticano, por ser judeu, a tradição refere que o mesmo quis ser crucificado na cruz de cabeça para baixo por não se considerar digno de morrer como o Salvador, São Paulo que fora oficial do exército romano, foi decapitado e sepultado num cemitério ao lado do circo.

1543 – Sexto e último casamento do rei Henrique VIII de Inglaterra com Catarina Parr.

1641 – Um tratado de aliança defensiva e ofensiva foi assinado entre Portugal e a Holanda. O tratado não teve efeito nas colónias portuguesas – Brasil e Angola – sob domínio neerlandês porque ambas as partes não o respeitaram.

1679 – O Rei Carlos II de Inglaterra ratificou o habeas corpus, considerada a lei da liberdade absoluta, não julgando a culpa ou inocência de uma pessoa, mas se o ato de prisão foi ou não legal.

1780 – Nasceu em Castelo de Vide, José Xavier Mouzinho da Silveira, magistrado, político liberal revolucionário de 1820, licenciado em leis por Coimbra, juíz em Marvão e em Setúbal, provedor de Portalegre e administrador da Alfândega do Sul, deputado, ministro reformador, nas áreas da fiscalidade e justiça, preso no Castelo de São Jorge na sequência da abrilada, exilou–se em Paris, tendo participou no desembarque do Mindelo, fundou o Supremo Tribunal de Justiça e o ministério público. Faleceu em 4/4/1849.

1790 – Aprovada em França a constituição civil do clero.

1799 – Declaradas ilegais pelo parlamento, todas as associações em Inglaterra, que exigissem um juramento secreto aos seus membros, excetuando a maçonaria, desde que entregasse uma declaração anual com a lista dos seus membros.

1818 – Nasceu em Telhado, Penafiel, José Teixeira da Silva, Zé do Telhado, que faleceu em Angola em 1875, famoso pelo seu comportamento militar nas lutas civis que atribularam Portugal, após desmobilizar atribuiu–se–lhe a lenda de que “roubava aos ricos para dar aos pobres”.

1821 – As Cortes portuguesas aprovaram o fim da censura prévia e do monopólio da imprensa régia.

1854 – Nasceu em Waterville, Nova Iorque, George Eastman, inventor americano, contribuiu para o desenvolvimento da fotografia, em 1879 patenteou o filme a seco, em 3/9/1888 introduziu a Kodak no mercado da fotografia, patenteou a máquina fotográfica com filme e em 11/7/1928 apresentou o primeiro filme a cores. Faleceu em 12/3/1932.

1874 – Eleições parlamentares em Portugal com a vitória dos regeneradores.

1879 – Nasceu nas Caldas da Rainha, Artur Celestino Sangreman Henriques, major do exército, depois ingressou na GNR, republicano revolucionário em destaque na artilharia 1 aquando do 5 de Outubro, participou na revolta de fevereiro de 1927 tendo sido expulso do exército, exilando–se em França, foi uma das figuras de destaque do I Congresso Espírita Português em 1925, que conduziria à fundação da Federação Espírita Portuguesa, recusou a pensão que lhe foi atribuída pela Constituinte no quadro da promoção de sargentos a oficiais pelos serviços prestados no movimento revolucionário do 5 de Outubro, tendo como motivo a consciência da grave situação financeira que o país vivia, e por considerar que a promoção de que foi alvo já era uma recompensa em si. Faleceu em 1946.

1884 – Nasceu em Livorno, Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano, doente viveu a experiência da extrema pobreza,  sem estilo definido afirmou–se pelos ousados e estilizados nus. Faleceu em 25/1/1920.

1902 – Patenteados os barbitúricos na Alemanha.

1904 – Nasceu em Parral, Ricardo Eliézer Neftalí Reyes Basoalto, Pablo Neruda, poeta chileno, Prémio Nobel da Literatura em 1971, evoluiu do pós–modernismo para o vanguardismo, viveu exilado muitos anos, por motivos políticos e por ser membro do Partido Comunista Chileno, na Europa, Europa do Leste e na Rússia, vasta obra poética publicada, destacando–se, ‘Odes Elementares’, ‘A Barcarola’ e ‘Confesso que Vivi’. Faleceu em 23/9/1973.

1910 – Morreu num acidente aéreo em Bournemouth, Charles Stewart Rolls.

1960 – A França aceitou a independência do Niger, Alto Volta, Costa do Marfim, Chade, Daomé, África Central e Congo.

1962 – Fazem sua primeira apresentação os Rolling Stones no Marquee Club de Londres.

1975 – Proclamada a independência de São Tomé e Príncipe.

1994 – Yasser Arafat assume a presidência da Autoridade Palestiniana em Jericó.

1995 – Descoberto um instrumento musical com cerca de 45 mil anos, no vale do rio Indrijca, na Eslovénia.