Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ACONTECEU A 10 DE JULHO DO ANO …

Written by on Julho 10, 2020

ACONTECEU A 10 DE JULHO DO ANO …

1499 – O navegador português Nicolau Coelho retorna a Lisboa, após ter participado da expedição de Vasco da Gama que dobrou o Cabo da Boa Esperança e descobriu o caminho marítimo para a Índia.

1509 – Nasceu em Noyon, Picardia, Giovanni Calvino, advogado, teólogo, reformador protestante na Suíça francófona, fez os seus estudos filosóficos, teológicos e humanistas em Paris, Orléans e Bruges, criou uma nova ordem eclesiástica protestante, designada por calvinistas, conseguindo em 1549 um acordo com os protestantes de Zurique, escreveu importante obra sobre a Bíblia e a sua obra básica ‘Institutio Religionis Christianae’. Faleceu em 27/5/1564.

1780 – Nasceu no Rio de Janeiro, Januário da Cunha Barbosa, cónego, autor em 1822 do primeiro hino maçónico, partiu em missão maçónica para Minas Gerais para promover o rei D. Pedro como Imperador, preso no Rio de Janeiro, deportado para Havre, donde partiu para Paris e Londres, onde imprimiu seu poema Niterói, ilibado, foi deputado, diretor da tipografia nacional, fundou o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, diretor da Biblioteca Nacional,. Faleceu em 22/2/1846.

1859 – O Big Ben soou pela primeira vez a assinalar as horas, em Londres.

1871 – Nasceu em Auteuil, Marcel Proust, escritor francês, salientou–se em, ‘À Procura do Tempo Perdido’, ‘A Prisioneira’, ‘Sodoma e Gomorra’ e ‘Tempos Encontrados’. Faleceu em 18/11/1922.

1913 – Foi suprimida a embaixada portuguesa junto da Santa Sé.

1923 – Dissolvidos os partidos não fascistas, em Itália.

1938 – Howard Hugues deu a volta ao Mundo de avião, em 91 horas.

1962 – Testado o primeiro satélite de telecomunicações, o Telstar I, pelos EUA.

1965 – Proclamada a independência das Bahamas.

1973 – O jornal inglês The Times revelou o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, em que forças e comandos helitransportados, liderados pela P.I.D.E./D.G.S. perpetraram este massacre sobre populações civis indefesas em Wiriyamu e Juwau, tendo matado todos os seus habitantes, em 16/12/1972, ao tempo em que Kaúlza de Arriaga, era comandante–chefe das forças armadas nesta colónia portuguesa.

1985Os serviços secretos franceses afundaram o barco ‘Rainbow Warrior’ do grupo pacifista e ecologista ‘Greenpeace’, em Auckland, na Nova Zelândia causando a morte do fotógrafo português Fernando Pereira que se encontrava no interior do navio da Greenpeace, atracado em Auckland, na Nova Zelândia.

O Rainbow Warrior tinha como destino o Atol Moruroa, uma ilha no Pacífico Sul da Polinésia Francesa, onde França estava a planear uma série de testes nucleares.

Depois de se terem feito passar por turistas suíços para visitar o navio, que estava aberto ao público, uma equipa de 12 agentes franceses fez explodir duas bombas quando a maioria da tripulação estava ainda a dormir.

A primeira bomba provocou um grande buraco no casco do navio e a segunda explodiu precisamente quando o fotógrafo português regressou ao barco para ir buscar as suas câmaras.

Fernando Pereira, na altura com 35 anos de idade, ficou preso na cabine e acabou por morrer dentro do navio afundado.

1995 – O Papa João Paulo II em carta dirigida às mulheres pediu desculpa pública em nome da Igreja Católica, pelo papel desempenhado na opressão das mulheres ao longo da história.

2004 – Morreu de ataque cardíaco em Lisboa, Maria de Lourdes Ruivo da Silva Pintasilgo, a primeira mulher a exercer o cargo de Primeiro Ministro em Portugal.