Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59

Atual

Mundo NAF

20:00 23:59


A MEMÓRIA DAS CHEIAS DE 1967

Escrito por em Outubro 23, 2018

A Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas, terá patente de 2 a 30 de novembro a mostra fotográfica e documental “Memórias das Cheias de 1967 em Odivelas”, a qual contempla as fotografias e notícias publicadas na imprensa da época e mapas do território afetado.

Infelizmente não contempla o trabalho realizado pelos jornalistas da  RÁDIO CRUZEIRO, por ocasião do 49º aniversário da tragédia e que esteve na origem da primeira homenagem pública aos bombeiros, ainda vivos na altura e que participaram no auxílio às vítimas, por ocasião do centenário.

É uma exposição que assinala os 51 anos deste acontecimento, e que revela documentos que ilustram a dimensão da tragédia e o modo como ela afetou a região de Odivelas, mas que esquece o trabalho local.

Apesar de tudo, visite a exposição e não deixe que a memória se apague. A RÁDIO CRUZEIRO agradece a todos os que participaram no trabalho realizado, pelas sua memórias sentidas e muito comovidas, à historiadora Maria Máxima Vaz pelas referência s históricas, ao então vereador José Esteves pelas referências ao que mudou de então para cá, à centenária Sociedade Musical Odivelense que esteve sempre envolvida, desde a primeira hora, na homenagem que juntos forçamos que fosse feita e também à Câmara Municipal de Odivelas pelo apoio concedido, que agora parece coisa para esquecer.

Mesmo assim, o trabalho realizado estará, supomos disponível na Biblioteca Municipal, uma vez que foi entregue ao então vereador do pelouro, para consulta pública nesse espaço.

Por nós não será nunca esquecido e acreditamos, pela Sociedade Musical Odivelense também não e pelos envolvidos e ainda vivos, muito menos. Um reconhecido obrigado a todos eles, pelo que fizeram por todos.

 

                     Foto: Diário Popular da época, que acreditamos poderá apreciar na exposição.

 

Marcado como