Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Current track

Title

Artist

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Current show

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


A COMPLEXA ELEIÇÃO DO PRESIDENTE DOS EUA

Written by on Novembro 2, 2020

Amanhã, 3 de Novembro de 2020, os Estados Unidos da America vão a votos. Com 240 milhões de pessoas aptas a votar, cerca de 90 milhões de eleitores já o fizeram antecipadamente por correio ou em pessoa nos estados onde isso é possível. Mas como funciona o complexo sistema eleitoral para eleger o presidente dos EUA?

O Artigo II da Constituição dos Estados Unidos estabelece para ser elegivel para o cargo de presidente,  cidadão deve ter nascido nos EUA, ter ao menos 35 anos de idade e ser residente nos EUA por pelo menos 14 anos. Embora candidaturas independentes sejam permitidas, todos os presidentes desde George Washington pertenciam a um partido político.

Os principais partidos, Democrata e Republicano, realizam eleições primárias nos estados e territórios em que os eleitores votam numa lista de delegados comprometidos a apoiar um determinado candidato na convenção partidária. O candidato a presidente normalmente escolhe um vice-presidente para , posteriormente ratificado pelos delegados.

A eleição geral em novembro também é indireta. Os candidatos vencedores nos 50 estados e em Washington, D.C. ganham o número de votos no Colégio Eleitoral, onde é necessário reunir 270 votos para vencer a eleição. A quantidade de votos no Colégio Eleitoral é definida pelo número de representantes e senadores eleitos pelos estados. Como cada estado conta com dois senadores e o número de representantes é determinado pela quantidade de habitantes, estados mais populosos possuem mais votos. Assim, enquanto o candidato vencedor na Califórnia garante 55 votos no Colégio Eleitoral, o que for vitorioso em Wyoming recebe apenas três.

Se nenhum candidato reunir os 270 votos necessários, a Câmara dos Representantes escolhe o presidente entre os três candidatos que receberam o maior número de votos no Colégio Eleitoral, e o Senado seleciona o vice-presidente entre os dois candidatos que receberam mais votos.

A Vigésima Segunda Emenda da Constituição estabelece que ninguém pode ser eleito para o cargo de presidente mais do que duas vezes.

Tagged as