Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


ACONTECEU A 17 DE SETEMBRO DO ANO …

Escrito por em Setembro 17, 2020

A 17 de Setembro de 1787 foi proclamada a primeira e única Constituição dos E.U.A.

«Originalmente composta por sete artigos, pela qual o governo federal está dividido em três ramos: o Poder Legislativo, que consiste no Congresso Bicameral; o Poder Executivo, constituído pelo Presidente e pelo Vice-presidente; e o Poder Judiciário, que consiste no Supremo Tribunal e outros tribunais federais. Os Artigos Quatro, Cinco e Seis definem os conceitos do federalismo, que descrevem os direitos e responsabilidades dos governos estaduais e dos estados em relação ao governo federal. O Sétimo Artigo estabelece o procedimento posteriormente utilizado pelos treze estados a ratificá-lo.

Desde que a constituição entrou em vigor em 1789, foi alterada vinte e sete vezes. Em geral, as dez primeiras emendas, conhecidas coletivamente como o Bill of Rights (“Carta de Direitos”), oferecem proteções específicas de liberdade individual incluso a religiosa e de justiça, além de restringir os poderes do governo. A maioria das dezassete alterações posteriores visaram expandir os direitos civis individuais. Outras abordaram as questões relacionadas com a autoridade federal ou modificações nos processos e procedimentos do governo. As emendas à Constituição dos Estados Unidos, ao contrário daquelas feitas em muitas constituições ao redor do mundo, são acrescentadas no final do documento. Com sete artigos e vinte e sete emendas, é a mais curta constituição escrita em vigor. Todos as cinco páginas da constituição original estão escritas em pergaminho.

 

1630 – Fundada nos E.U.A., a cidade de Boston.

1665 – Morreu de erisipela em Madrid, o Rei Filipe III de Portugal. Subiu ao trono com 16 anos e sem experiência de governo. Encontrou o Império em crise e enfrentou diversas tentativas para o destruir.

Filipe III (1605-1665) quis transformar Portugal numa província espanhola, eliminando a autonomia de que o reino português ainda usufruía. Uma situação que, aliada ao aumento de impostos, fez crescer o descontentamento popular.

Durante o reinado travou guerras com a França e com Inglaterra, e enfrentou convulsões na Catalunha, em Portugal e nos Países Baixos, acontecimentos que favoreceram os interesses portugueses.

O historiador António Ferronha analisa o reinado de Filipe III de Portugal, o último monarca da terceira dinastia a ocupar o trono português.

1702 – Faleceu em Upsala, Olof Johannis Rudbeck, médico sueco, professor e cientista, nascido em 1630, que identificou em 1659 o sistema linfático, como meio de transporte das células imunitárias do corpo humano.

1743 – Nasceu em Ribemont, Marie Jean Antoine Nicolas Caritat, Marquês de Condorcet, filósofo, matemático e político, aderiu à revolução francesa, presidiu à assembleia legislativa, companheiro de Thomas Payne, tendo os dois votado contra a morte do rei, matemático, nomeado secretário perpétuo da Academia das Ciências e da Academia de França, crítico do pensamento reacionário, fundou o sensualismo francês, que esteve na base dos ideólogos e inventou a matemática social que pretendia fazer a aplicação do cálculo às então chamadas ciências morais e políticas, pretendeu elevar o racionalismo ao que qualificou como ’espírito matemático’, considerou que a única obrigação social consistia em obedecer à razão e à vontade coletiva da maioria, definiu o poder legislativo como aquele que declarar quais as regras comuns de ação que parecem ser, de acordo com o pensamento da maioria, mais conformes à razão, em vez da vontade geral, falou numa razão geral, onde a maioria não tinha autoridade nem poder por simples questões aritméticas, criticou o método de Montesquieu, considerando–o empírico. Defendeu o princípio da unidade de ação, considerando que o sistema social devia ser dirigido por uma ação única, limitada e regulada pela lei, repeliu a ideia do sentimento religioso, concebeu a história como um aperfeiçoamento da humanidade, estudou as possibilidades da capacidade de nutrição da Terra em face da população e defendeu o controle da natalidade, publicou toda a Obra de Voltaire, e escreveu sobre economia política, ‘Tratado sobre o Cálculo Integral e o Esboço de um Quadro Histórico dos Progressos do Espírito Humano’. Faleceu em 29/3/1794.

1768 – Faleceu em Lisboa, Manuel da Maia, batizado em Lisboa a 5/8/1677, engenheiro de mérito, um dos projetistas e reconstrutores de Lisboa, após o terramoto de 1755, fortificações de Abrantes e de Tancos, edifício do Ministério das Finanças no Terreiro do Paço e do Aqueduto das Águas Livres, sepultado no Convento de São Pedro de Alcântara, Bairro Alto, Lisboa.

1787 – Proclamada a primeira e única Constituição dos E.U.A.

1793 – Publicada em Paris a lei dos suspeitos de Robespierre ’todo aquele que nada tenha feito contra a liberdade, nada fez por ela’, entre abril de 1793 e julho de 1794 foram executadas 2.596 pessoas por causa desta lei, a época do terror.

1835 – Proibidos em Portugal os enterros nas igrejas, passando para cemitérios públicos.

1850 – Nasceu em Freixo–de–Espada–à–Cinta, Abílio Manuel da Guerra Junqueiro, jornalista e poeta, educado no catolicismo, formou–se em direito por Coimbra, deputado, antimonárquico e anti­clerical, iniciador em 1911 do movimento socialista português, combateu o romantismo e o conservadorismo, colaborou em A Lanterna Mágica e Artes e Letras, publicou, entre outras obras, ‘Musa em Férias’, ‘Os Veteranos da Liberdade’, ‘Os Simples’ e ‘Ensaios Espirituais’ e ‘A Lei da Vida’, autodefiniu–se assim ’Os políticos consideram–me um poeta; os poetas, um político; os católicos julgam–me um ímpio; os ateus, um crente’. Faleceu em 7/7/1923.

1862Batalha de Antietam aquela onde houve o maior número de mortes num único dia na guerra civil e em toda a história dos E.U.A.

1871 – Abertura do túnel de Monte Cenis, na Itália.

1889 – Nasceu no Baragal, Celorico de Basto, Fausto Cardoso de Figueiredo, farmacêutico e empresário, presidente da C.P., obreiro do fomento turístico da Costa do Estoril, desenvolveu a Sociedade Estoril Praia, Casino Estoril, eletrificou a linha ferroviária Lisboa–Cascais, hotéis, golfe, etc., deputado republicano. Faleceu em 5/4/1950.

1900 – Proclamação da Commonwealth da Austrália, uma união federal de sete colónias.

1901 – Nasceu em Vila do Conde, José Maria dos Reis Pereira, José Régio, dramaturgo, poeta, crítico e ensaísta, licenciado, professor do secundário no Porto, Portalegre e Vila do Conde, fundou a revista Presença em Coimbra e residiu trinta anos no Alentejo, algumas das suas obras, ‘Poemas do Deus e do Diabo’, ‘Benilde ou a Virgem Mãe’, ‘Jogo da Cabra Cega’ e ‘A Velha Casa’. Faleceu em 22/12/1969.

1922 – Nasceu em Kaxicane, região de Icolo e Bengo, António Agostinho Neto, poeta, médico e político, fez os estudos liceais em Luanda, formou–se em medicina em Lisboa, colaborou com diversas publicações periódicas em Angola, Portugal e Brasil, preso várias vezes pela P.I.D.E.  em 1962, juntou–se a Lúcio Lara, Mário Pinto de Andrade e Viriato da Cruz que já dirigiam o M.P.L.A., passando a ser desde essa data a presidente do partido.

Foi o primeiro Presidente da República de Angola após a independência em 11/11/75. Como político sempre defendeu a língua portuguesa e relações privilegiadas com Portugal, publicou, ‘Náusea’, ‘Quatro Poemas’, ‘Com Olhos Secos’, ‘Sagrada Esperanç’a, ’A Renúncia Impossível’e ‘Poesia’. Faleceu em 10/9/1979.

1944 – Começou a Batalha de Arnhem, na Holanda, que vai até o dia 25 e é considerado o último êxito do exército alemão, também considerado o dia do fracasso do gen. britânico Montgomery, tendo havido mais de 1.400 soldados mortos.

1946 – Instalada a guerra civil na Grécia.

1978 – Assinado em Camp David, nos E.U.A., o acordo de paz entre o Egito e Israel.

1983 – O Papa João Paulo II condenou o uso de todos os métodos contracetivos, com firmeza, incluindo o uso de pílulas e de preservativos.

1987 – Assinado no Canadá, entre 24 nações um protocolo em que se adaptaram medidas para evitar o deteriorar da camada de ozono.

1994 – Faleceu em Londres, Karl Raimund Popper, filósofo e professor austro-britânico.

No discurso político, é conhecido pela vigorosa defesa da democracia liberal e pelos princípios da crítica social em que chegou a acreditar tornar possível uma florescente sociedade aberta.

A sua filosofia política abrange ideias de todas as principais ideologias políticas democráticas e tenta reconciliá-las, tais como o socialismo, social democracia, libertarianismo, liberalismo clássico e o conservadorismo.

2001 – A Organização Mundial do Comércio aprovou o texto de adesão da China.