Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

00:00 08:00


ACONTECEU A 12 DE JUNHO NO ANO …

Escrito por em Junho 13, 2020

No dia 12 de Junho aconteceu no ano …

1118 – Fundada em Jerusalém a Ordem dos Templários, também chamada de Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e Ordem do Templo de Salomão, por Hugo de Payens, Cavaleiro de Burgúndia e Godofredo de St. Omer.

1514 – Criada a diocese do Funchal pelo Papa Leão X.

1776 – A colónia americana da Virgínia adotou uma declaração de direitos começando por ”Todos os homens são por natureza igualmente livres e independentes”, que serviu de base à Declaração da Independência e da Carta de Direitos dos E.U.A.

1798 – A ilha de Malta, pertença da Ordem dos Cavaleiros do Hospital de São João de Jerusalém, Ordem de Malta, foi conquistada pela França.

1834 – Criada a Associação Comercial de Lisboa.

1867 – Nasceu o império austro–húngaro em que os dois países ficaram sob um rei comum e decretando a igualdade legal dos judeus nos seus domínios.

1875 – Saiu o primeiro número da revista A Lanterna Mágica, onde surge a imagem do Zé Povinho criada por Rafael Bordalo Pinheiro.

1879 – Rafael Bordalo Pinheiro caracterizando a situação que se vivia na altura, publicou na revista ‘António Maria’ deste dia, uma caricatura acutilante, o défice e a dívida externa eram grandes e o Partido Regenerador, liderado por Fontes Pereira de Melo o grande responsável pela situação, que começara a agravar–se em Portugal desde 1876, tornou–se ainda mais sensível com o escândalo financeiro dos finais de maio de 1879, envolvendo o Banco Nacional Ultramarino, que atingiu o Partido Regenerador, e que levou o rei D. Luís a substituir o governo, tudo muito semelhante aos dias de hoje… mudam–se as personagens, mas os problemas mantêm–se muito parecidos.

1920 – Nasceu em Lisboa, Francisco José de Sousa Tavares, advogado e jornalista, católico e monárquico, resistente antifascista, deputado, jornalista, ministro depois da liberdade, onde foi figura de destaque, pela rebeldia e pela conflitualidade na defesa dos valores, foi uma figura de destaque no 25 de Abril no Quartel do Carmo. Faleceu em 25/5/1993.

1936 – Decretada em França a semana de trabalho de quarenta horas.

1944 – Suspensa em Portugal a exploração de volfrâmio.

1958 – Desencadeou–se um surto grevista em Lisboa, que se estendeu ao Ribatejo, Alentejo e Algarve, pela fraude eleitoral que impediu a eleição de Humberto Delgado.

1985 – Assinado por Portugal, o Tratado de Adesão à Comunidade Europeia, no Mosteiro dos Jerónimos, bem como, o da adesão da Espanha no Palácio de Moncloa, em Madrid, desta forma pôs–se termo ao aforismo do francês Talleyrand, segundo o qual a Europa terminava nos Pirinéus.

2003 – O Panteão Nacional instalado na Igreja de Santa Engrácia em Lisboa foi alargado à Igreja de Santa Cruz em Coimbra.


Continue lendo