Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00

Atual

Cruzeiro da Noite

02:00 08:00


1º Voo Espacial da SpaceX Tripulado Só Por Civis

Escrito por em Setembro 18, 2021

Falcon 9 da SpaceX de Elon Musk parte para os espaço com uma tripulação civil 

Setembro 2021 – O foguete Falcon 9, da SpaceX, empresa de Elon Musk, decolou na 4ª feira, 15 de Setembro de 2021, num feito inédito, colocou em orbita uma 1ª tripulação 100% civil.

Assista aqui ao lançamento: 

A Space Exploration Technologies Corp., cujo nome comercial é SpaceX, é um fabricante dos estados Unidos de sistemas aeroespaciais, transporte espacial e comunicações com sede em Hawthorne, Califórnia. Foi fundada em 2002 por Elon Musk com o objetivo de reduzir os custos de transporte espacial para permitir a colonização de Marte.

A empresa fabrica os veículos de lançamento Falcon 9 e Falcon Heavy, vários tipos motores de foguetes, cápsulas de carga Dragon, naves espaciais tripuladas e satélites de comunicação Starlink.

Entre as várias inovações no campo aeronáutico e espacial contam-se o primeiro foguetão de combustível líquido com financiamento privado a alcançar a órbita, o Falcon 1 em 2008), foi a primeira empresa privada a lançar, orbitar a planeta Terra e recuperar com sucesso uma nave espacial a Dragon em 2010, fi também a primeira empresa privada a enviar uma nave espacial para a Estação Espacial Internacional a Dragon em 2012, conseguiu a primeira decolagem vertical e aterragem com propulsão vertical de um foguetão orbital, o Falcon 9 em 2015, a primeira reutilização de um foguete orbital, o Falcon 9 em 2017, e foi a primeira empresa privada a enviar astronautas para a Estação Espacial Internacional, a SpaceX Crew Dragon Demo-2 em 2020.

A SpaceX já lançou e reutilizou a série de foguetões Falcon 9 mais de 100 vezes.

Tripulação do SpaceX

Com uma tripulação totalmente civil constituída pelo bilionário norte-americano Isaacman, que financiou a operação, a assistente médica Hayley Arceneaux, Chris Sembroski, um veterano da Força Aérea dos Estados Unidos, e a professora de geociências Sian Proctor.

Apesar do valor pago por Isaacman à SpaceX não ter sido divulgado, estima-se que esteja na casa das dezenas de milhões de dólares. O bilionário acumula 6 mil horas como piloto de aeronaves e será o comandante da Inspiration4, que manterá os civis em órbita durante três dias.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *