Cruzeiro

De Odivelas para o Mundo

Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


10 países juntam-se para falar sobre inovação prisional em Lisboa

Escrito por em Abril 13, 2022

Prison Insights ’22 – Please Mind the Gap! promove boas práticas na reinserção de quem está ou esteve preso

No próximo dia 11 de maio, entre as 09h00 e as 18h00, o evento Prison Insights ’22 – Please Mind the Gap! apresentará pessoas e organizações que inovam o sistema prisional, apoiando cada indivíduo na sua reinserção. 

Lisboa, 6 de Abril de 2022. A RESHAPE, associação que visa a reinserção digna de todas as pessoas que estão ou estiveram presas, apresenta a quarta edição do Prison Insights, um evento internacional co-organizado com o Instituto Miguel Galvão Teles (IMGT), que tem como prioridade promover a humanização do sistema prisional e inspirar para que mais impacto seja criado neste setor. A realizar-se no próximo dia 11 de maio, entre as 09h00 e as 18h00, na Fundação Calouste Gulbenkian, o evento Prison Insights ’22 – Please Mind the Gap! apresentará pessoas e organizações que inovam o sistema prisional, metodologias alternativas que desmontam os preconceitos e abordagens que apoiam cada indivíduo na sua reinserção. Até dia 11 de abril, é possível adquirir os bilhetes Early Bird com mais de 30% de desconto.

Com o Prison Insights ’22, a RESHAPE tem como objetivo contribuir para a criação de uma rede entre os vários agentes e decisores do sector criminal, sensibilizar para soluções e abordagens inovadoras do sistema prisional e ainda fomentar a adoção de políticas públicas que sejam cada vez mais humanistas e eficientes. Através da apresentação de histórias de vida e de superação inspiradoras, a RESHAPE mostra que é possível diminuir o número de pessoas que regressam à prisão através do apoio aos indivíduos na sua reinserção.

A ressocialização das pessoas que estão ou estiveram presas depende de um conjunto de elementos e variáveis que exigem atenção, investimento e melhoria continuas, não só por parte dos principais intervenientes no sistema, mas também de toda a sociedade”, começa por explicar Rui Patrício, coordenador do IMGT, “Com a 4ª edição deste evento anual, queremos sensibilizar toda a comunidade e levá-la a tomar iniciativa na resolução dos problemas dentro do sistema prisional, pensando em possíveis soluções e alternativas”.

O evento contará com a presença de Max Dubiel, CEO e co-fundador da Redemption Roasters, Koen Geens, ex-ministro da Justiça, Paulo Lameiro, fundador do projeto Ópera na Prisão, Johan Lothe, fundador da WayBack e Mina Hadjian, fundadora e produtora do programa de rádio prisional norueguês RøverRadion, entre muitos outros.

João Gouveia, Presidente da RESHAPE, considera que “o foco do evento deste ano será mostrar como podemos aproximar as duas realidades e diminuir a distância entre “eles” e “nós”. Será acima de tudo um espaço de encontro para se conhecer soluções inovadoras e case studies de algumas das melhores práticas internacionais no setor, que promovem abordagens mais eficazes para uma efetiva reinserção social”.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *